top of page

Promover a ciência e os mercados!

Os mercados municipais são uma fonte de tradição e memórias em todos os países. No entanto, com o surgimento das grandes superfícies comerciais, os mercados têm vindo a perder clientes e, consequentemente, as novas gerações distanciam-se do comércio tradicional e costumes tradicionais.

 

Para além da continuidade de tradições, é também muito importante transmitir à população os conhecimentos que a comunidade científica possui em relação à espécies de que nos alimentamos, para que as pessoas tenham a oportunidade de fazer escolhas de forma consciente e com base nos conhecimentos adquiridos.

 

Neste sentido, surgiu o projeto "Olhó Peixe Fresquinho!" que visa aproximar a sociedade da investigação científica e dinamizar os mercados municipais.

 

"Acha que conhece os peixes que consome? Sabe quais são as espécies marinhas comercialmente mais importantes em Portugal? Existirão épocas preferenciais para o seu consumo?"

Foram perguntas como estas que desenvolveram a base de visitas guiadas ao Mercado de Alvalade Norte e deixaram o isco para todo um rol de novas questões colocadas pelos participantes, tornando a atividade numa experiência dinâmica e interactiva.

 

No contexto escolar, o projeto contou com a participação de mais de 200 alunos de 3º, 5º, 8º anos e ensino vocacional (Ferramentas Informáticas de Desenvolvimento). No âmbito destas atividades os alunos ficaram a conhecer a diversidade de espécies habitualmente comercializadas no mercado nacional, foram alertados para a necessidade de práticas de pesca sustentáveis, cuidados a ter na conservação e comercialização de pescado e ainda puderam experimentar procedimentos rotineiros na atividade laboratorial do biólogo marinho.

 

Todo este processo culminou com a organização de uma miniconferência para que os alunos pudessem apresentar os trabalhos que realizaram resultantes desta experiência, passando a exposição de trabalhos plásticos para o mercado.

 

Este projeto foi também dirigido à sociedade fora do contexto escolar, através de parceria com a Ciência Viva para a realização de workshops e participação na Noite Europeia dos Investigadores 2015.

 

Devido ao seu sucesso, este atelier passou a fazer parte integrante do Programa Educativo do MARE "O MARE vai à escola", o qual pode ser consultado no seguinte link: http://mare-escolas.wix.com/omarevaiaescola .

 

 

 

bottom of page